News

Governo Regional dos Açores integra Parceria Europeia para a Biodiversidade
Governo Regional dos Açores integra Parceria Europeia para a Biodiversidade
DATE: 8 October, 2021 | TIME: 12:55
A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), integra a nova parceira de Investigação e Inovação Biodiversa+ - European Biodiversity Partnership, que pretende fortalecer a ponte entre ciência, política e ações concretas com programas, agências de financiamento e atores da política ambiental de mais 39 países da União Europeia e associados. Esta parceria, cofinanciada pelo Horizonte Europa, visa apoiar ações de investigação e inovação necessárias com o objetivo de colocar a biodiversidade no caminho da sua recuperação até 2030, através de uma estratégia conjunta de apoio à formulação e implementação de políticas científicas eficientes. Para a Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, “a Biodiversa+ irá facilitar a implementação da Estratégia Europeia de Biodiversidade para 2030 na Região através da partilha de informação, ferramentas, evidências e dados entre atores relevantes regionais, promovendo uma colaboração contínua, em diferentes níveis e escalas”. (more…)
Açores estão em condições de integrar a Presidência Portuguesa da União Europeia “de forma marcante e significativa”, defende Susete Amaro
Açores estão em condições de integrar a Presidência Portuguesa da União Europeia “de forma marcante e significativa”, defende Susete Amaro
DATE: 12 May, 2021 | TIME: 10:45

A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital destacou hoje, na Horta, a posição geoestratégica de excelência da Região Autónoma dos Açores como “uma oportunidade única” para integrar a Presidência Portuguesa da União Europeia “de forma marcante e significativa” em áreas que definem algumas das prioridades da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital.

Susete Amaro falava na conferência de imprensa de apresentação de eventos nas áreas da ciência, inovação e transição digital a realizar na Região Autónoma dos Açores, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia 2021, onde foi acompanhada pelo Presidente do Governo Regional. (more…)

1ª Convocatória transnacional ERA-NET Cofund Urban Transformation Capacities (ENUTC)
1ª Convocatória transnacional ERA-NET Cofund Urban Transformation Capacities (ENUTC)
DATE: 18 February, 2021 | TIME: 10:18
Informa-se que a ERA-NET ENUTC (ERA-NET Cofund Urban Transformation Capacities) promove o primeiro concurso cofinanciado onde 16 agências nacionais de financiamento de Investigação e Inovação, de 14 países europeus, e a Comissão Europeia, irão financiar projetos de investigação e inovação transnacional num valor aproximado de 18,4 milhões de euros. Com este financiamento, será possível reconhecer internacionalmente o potencial da região na área da capacitação em transformação urbana, bem como das competências dos seus centros de investigação, municípios e das valências já existentes ou em construção. Área Prioritária Capacitação em transformação urbana (more…)
Governo dos Açores apoia investigação na área das doenças neurodegenerativas
Governo dos Açores apoia investigação na área das doenças neurodegenerativas
DATE: 13 February, 2021 | TIME: 10:00
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital, integrou uma convocatória no valor global de 19 milhões de euros para financiamento de projetos de investigação transnacionais, no âmbito do Programa Europeu JPND (EU Joint-Programme Neurodegenerative Disease Research). De acordo com o Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, “esta convocatória, que se encontra aberta até 02 de março de 2021, visa financiar projetos científicos em consórcios, com um mínimo de três países europeus incluídos, focados na investigação em indicadores das fases precoces de doenças neurodegenerativas que potenciem o desenvolvimento de novos diagnósticos e/ou intervenções”. (more…)
Governo dos Açores destaca projeto Athena para sinalizar o Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência
Governo dos Açores destaca projeto Athena para sinalizar o Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência
DATE: 11 February, 2021 | TIME: 17:03
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional de Cultura, da Ciência e Transição Digital, com coordenação do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital, sinaliza a comemoração do Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, destacando a sua participação no projeto Athena, o qual versa a promoção da igualdade de género nas áreas da investigação e inovação. De acordo com o Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, Sérgio Ávila, “o projeto Athena é financiado pelo Programa-Quadro para a Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte 2020, apresentando um orçamento total de 1 828 310€ para quatro anos e tem por principal objetivo o desenvolvimento de Planos de Igualdade de Género que contribuam para a inclusão, desbloqueio do potencial de investigação e melhora do desempenho global do Espaço Europeu da Investigação”. (more…)
Concurso ‘Mala de Ciência’ – Resultados
Concurso ‘Mala de Ciência’ – Resultados
DATE: 8 January, 2021 | TIME: 17:46
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e a Direção Regional para a Ciência e Tecnologia lançaram o 1º concurso infantil “Mala de Ciência”, dirigido aos alunos do 1.º e 2.º ciclo dos Açores, que decorreu de 19 de outubro a 18 de dezembro, no âmbito das comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia e foram recebidas um total de 8 candidaturas. Com esta iniciativa pretendíamos a construção de um protótipo sobre um facto, descoberta ou instrumento científico com aplicação na Região Autónoma dos Açores, acondicionado numa mala, e a gravação de um vídeo a apresentar o mesmo. Os prémios deste concurso consistem na atribuição de valores monetários às escolas:

Primeiro prémio: 1.000,00 euros

Segundo prémio: 750,00 euros

Terceiro prémio: 500,00 euros

Os vencedores desta primeira edição do concurso foram: