Projects

Lusa Maria de Melo Ponte
Afirmação identitária e reivindicação política. O caso dos Açores: do primeiro ao segundo movimentos autonomistas (1890-1926).
Institution Center: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso
E-Mail: lusaponte@gmail.com / lusaponte@orange.fr
State: closed
Objectives:

OBJECTIVOS GERAIS:

1) Reflectir sobre a relação entre a emergência dos campos culturais e os processos de afirmação das identidades regionais.

2) Analisar a emergência do campo cultural açoriano no processo mais vasto de afirmação da identidade açoriana e, concomitantemente, a sua eventual constituição como elemento legitimador essencial das reivindicações de teor político-administrativo, que ganharam expressão acrescida a partir de finais do século XIX.

3) Identificar as estratégias discursivas dos movimentos políticos na sua relação com o processo cultural identitário.

4) Disponibilizar informação sistematizada à comunidade científica, bem como às bibliotecas e escolas da Região sobre o período e o tema a estudar.

5) Propor, à comunidade científica internacional, a realização de actividades, que contribuam para estabelecer laços de cooperação entre a instituição que acolhe este projecto (Centro Gaspar Frutuoso, Universidade dos Açores) e outros centros de investigação de universidades estrangeiras, nomeadamente, francesas.”