Fundo Regional da Ciência e Tecnologia
Subscreva a nossa newsletter
Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores
Objectivo
Resultados & Impacto
A análise dos caracteres macro e micromorfológicos permitirá caracterizar morfologicamente as espécies e compará-las com outras espécies familiares da flora Macaronésica, como as espécies que ocorrem nos arquipélagos da Madeira e das Canárias. Isto fornecerá informações sobre alguns aspectos evolutivos que são inacessíveis do ponto de vista molecular. Esperamos também obter conhecimento dos estádios fenológicos sazonais e florais destas espécies; Os micromarcadores morfológicos e reprodutivos podem fornecer respostas sobre a eficiência reprodutiva de populações naturais, com aplicação na conservação; Além disso, permitirá caracterizar o sistema reprodutivo e o sistema de autoincompatibilidade de ambas as espécies alvo. Esperamos publicar esses dados numa revista científica.
Pretendemos avaliar a adequação dos dados de diversidade genética para detectar o impacto das ações de reforço populacional nos índices de diversidade genética. Esta informação poderá contribuir para definir as melhores estratégias de conservação em termos de reforço populacional a aplicar em cada população. Os dados obtidos serão publicados em revista científica;
Obteremos também modelos de distribuição otimizados baseados em variáveis climáticas para cada uma das espécies alvo. Mapas com a distribuição potencial presente e futura das espécies alvo nas áreas de ocorrência de L. azoricus e A. vidalii. Um artigo científico incluindo os resultados da modelação, relativos às distribuições presentes e futuras dos dois táxons endémicos, incluindo todas as restrições a essa distribuição em termos de clima, co-ocorrência de plantas invasoras e tipo de uso/cobertura do solo.