O Governo dos Açores anuncia o lançamento da plataforma do projeto FORWARD para promover o Ecossistema de Investigação e Inovação das Regiões Ultraperiféricas.

O projeto Europeu FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da EU, no qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) é parceiro, lança uma plataforma do projeto com o objetivo de aumentar visibilidade do ecossistema de Investigação e Inovação (I&I) das Regiões Ultraperiféricas (RUP), disponível através do seguinte endereço: https://forward-h2020.eu/.

Esta ferramenta, que pretende fomentar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e iniciativas desenvolvidas nas noves Regiões Ultraperiféricas da Europa, confere ser um marco importante do FORWARD no esforço de integrar as RUP no Espaço Europeu da Investigação & Inovação e reforçar o acesso destas Regiões ao Programa-Quadro Horizonte 2020 (2014-2020), tendo em vista o reforço das capacidades para aceder ao próximo Programa-quadro, Horizonte Europa (2021-2027).

(mais…)

Dia Nacional dos Cientistas e Roteiro “Ciência Açores” – Mensagem do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

Há um ano, comemorámos o Dia Nacional dos Cientistas aqui, nos Açores, num ambiente estimulante, celebrando a Ciência e o Conhecimento e a importância da Ciência para o desenvolvimento das nossas sociedades.

Hoje assinalamos este dia de forma diferente, mas não menos estimulante. Aliás, hoje, talvez mais do que nunca, a importância da Ciência e dos cientistas para a sociedade está mais reforçada. Desde os decisores políticos ao cidadão comum, os olhos viram-se para a Ciência e a Tecnologia e para os cientistas na procura de respostas e de soluções para os problemas que enfrentamos.

Num mundo complexo e em mudança, a Ciência posiciona-se como um pilar essencial das sociedades na procura coerente e racional dos caminhos do futuro.

(mais…)

COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecemos, afetando todos os setores e comunidades.

Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).

Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia.

(mais…)

Governo dos Açores prolonga contratos de bolsas de investigação

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu prorrogar, por mais 30 dias, o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

Em causa está a situação provocada pela pandemia de COVID-19 e as restrições dela decorrente que impedem os bolseiros de desenvolverem as suas atividades de investigação.

Recorde-se que, em março, os contratos de bolsas de investigação já tinham sido prorrogados por um mês.

Esta medida abrange 42 bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento e de pós-doutoramento em contexto empresarial.

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu, ainda, devido à pandemia de Covid-19, prolongar, por mais um mês, o prazo de candidaturas ao DOC-PROF, que terminava hoje.

 O concurso DOC-PROF, que consiste na atribuição de uma dezena de bolsas de financiamento para recém-doutorados integrarem o mercado de trabalho regional, e que corresponde a um investimento de cerca de 300 mil euros, está disponível na plataforma ‘idia Azores’, em https://idia.azores.gov.pt/.

Estas bolsas de financiamento, com uma duração de 18 meses, destinam-se a recém-doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas, quer em instituições privadas de investigação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

Para mais informação sobre o concurso DOC-PROF, consulte o seguinte documento https://issuu.com/frctazores/docs/doc-prof_-_formato_apresenta__o_ 

COMUNICADO FRCT: COVID-19

De acordo com o Comunicado da Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores, dia 16 de Março 2020, que determinou o encerramento total, a partir das 00:00 horas (hora dos Açores) de terça-feira, 17 de março de 2020, de todos os serviços públicos da administração regional direta e indireta, incluindo institutos públicos e empresas públicas, com exceção de serviços públicos essenciais, vimos por este meio informar que:

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia irá manter os seus serviços regulares remotamente, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta feira, através do email info.frct@azores.gov.pt , podendo disponibilizar atendimento via online (através de vídeo conferência) caso seja necessário, com a devida marcação de horário.

Apelamos ao cumprimento das medidas de proteção e prevenção determinadas pelas autoridades de saúde.

A proteção de todos começa com a proteção de cada um!

Presidente do Governo Regional dos Açores

 

 

O programa Blue Bio Value decorre pela primeira vez nos Açores

Nos próximos dias 16 a 18 de março, decorrerá a 1ª edição do programa de Ideação BLUE BIO VALUE nos Açores, que terá lugar na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

Esta iniciativa visa atrair projetos e ideias e transformá-las em oportunidades de negócio ao longo da cadeia de valor dos biorrecursos marinhos, incluindo biotecnologia, e que tenham como solução o desenvolvimento de produtos ou serviços sustentáveis, integrados em negócios viáveis.

(mais…)

Está aberto o desafio para as Cidades Inteligentes

O Intelligent Cities Challenge (ICC) unirá as cidades da União Europeia (UE) ao promover o crescimento sustentável verde e inteligente, melhorando a qualidade de vida e promovendo novas oportunidades para os cidadãos.

100 cidades vão receber apoio de classe mundial – presencial e online. As candidaturas para manifestações de interesse estão abertas!

(mais…)

Projeto MarSP coordenado pelo FRCT em destaque no programa ‘Ocean’ da Euronews

O projeto europeu MarSP – Macaronesian Maritime Spatial Planning, coordenado pelo Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, está em destaque no quatro episódio da série ‘OCEAN’ da Euronews sobre o Ordenamento do Espaço Marítimo.

A série intitulada por ‘OCEAN’ explora os temas como a poluição dos mares, da vida marinha, da economia azul, da pesca sustentável, da aquacultura, das alterações climáticas, da energia dos oceanos e muito mais.

(mais…)

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência assinalado nos Açores

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) vai assinalar, a 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com a realização de uma sessão de debate entre investigadoras da Região e estudantes da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada.

O debate, que terá lugar, nesta escola, a partir das 10H30, vai contar com a participação de três bolseiras de investigação de doutoramento, pós-doutoramento e pós-doutoramento em contexto empresarial, seguindo-se uma sessão dinâmica de perguntas e respostas por parte dos alunos.

(mais…)

Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia captou mais de 5,7 ME para o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia revelou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o impacto da captação de financiamento por parte do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia para projetos na área da ciência, tecnologia e inovação, nos últimos anos corresponde a cerca de 5,7 milhões de euros no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

Gui Menezes disse que o Fundo participa em três dezenas de programas e projetos europeus, liderando cinco desses consórcios, e destacou o seu papel enquanto “entidade facilitadora e dinamizadora do processo de internacionalização” do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, “através do trabalho de captação de financiamento externo à Região”.

(mais…)

Página seguinte »