Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia captou mais de 5,7 ME para o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia revelou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o impacto da captação de financiamento por parte do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia para projetos na área da ciência, tecnologia e inovação, nos últimos anos corresponde a cerca de 5,7 milhões de euros no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

Gui Menezes disse que o Fundo participa em três dezenas de programas e projetos europeus, liderando cinco desses consórcios, e destacou o seu papel enquanto “entidade facilitadora e dinamizadora do processo de internacionalização” do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, “através do trabalho de captação de financiamento externo à Região”.

(mais…)

Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, uma nova cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de atribuição de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região.

“Criamos, assim, condições para que todos os anos possam ser colocados em universidades americanas e em centros de investigação estudantes açorianos pós-graduados ou profissionais com formação avançada, ao mesmo tempo que acolhemos no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores estudantes norte-americanos de pré-doutoramento”, afirmou Gui Menezes. (mais…)

Governo dos Açores quer estender Noite Europeia dos Investigadores a todo o arquipélago

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia manifestou, em Ponta Delgada, a intenção do Governo dos Açores de dar continuidade à iniciativa ‘MacaroNight – Noite Europeia dos Investigadores’, estendendo-a às restantes ilhas do arquipélago.

Bruno Pacheco defendeu que a aposta na divulgação da cultura científica “deve, obrigatoriamente, continuar a abranger todos os Açorianos, de Santa Maria ao Corvo”, referindo que é desse modo que é garantida “uma efetiva literacia de todos os cidadãos nas áreas da ciência e da tecnologia”. (mais…)

Gui Menezes aponta educação para a ciência e literacia azul como ferramentas cruciais para conservação dos oceanos

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Lagoa, que a educação para a ciência é “crucial para a mudança de que o nosso planeta necessita” e para “preparar as próximas gerações para os grandes desafios da atualidade, como é o caso das alterações climáticas”.

Para Gui Menezes, a literacia azul é “fundamental para tornar a sociedade, sobretudo as gerações mais jovens, mais responsável na forma como se relaciona com os oceanos, tão importantes para o equilíbrio do nosso planeta”.

(mais…)

Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre de 16 a 20 de setembro na Lagoa, em São Miguel

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), organiza a 7.ª Conferência Anual da EMSEA no Expolab – Centro de Ciência Viva, na Lagoa, em São Miguel.

O evento, que decorre de 16 a 20 de setembro, prevê a participação de cerca de uma centena de professores, investigadores e interessados da área de educação para as ciências do mar, com o intuito de partilharem o seu conhecimento e melhores práticas para a literacia dos oceanos. (mais…)

Ponta Delgada acolhe workshop sobre fundos europeus para a internacionalização de empresas inovadoras

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada promovem, na próxima quinta feira, 18 de julho, uma sessão de esclarecimento sobre instrumentos financeiros da Comissão Europeia para a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) inovadoras.

Durante este workshop, que se realiza no âmbito do projeto FIMAC – Plataforma de Aceleração de PME através das Tecnologias do Futuro, cofinanciado pelo Programa Interreg Mac 2014-2020, e que visa também impulsionar o uso de tecnologia gratuita FIWARE, estará em análise o SME Instrument, que prevê o financiamento de projetos inovadores com origem em ‘start ups’ e PME.

(mais…)

Governo dos Açores participou na reunião do Grupo de Trabalho Nacional “Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico”

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou, em Lisboa, na reunião do Grupo de Trabalho Nacional ‘Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico’, que reúne representantes de instituições portuguesas com competências na investigação e inovação (I&I) na área do mar.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, “através da participação dos Açores na construção desta comunidade, a Região afirma a sua centralidade” nestas áreas, “vincando o seu potencial”. (mais…)

Projeto FORWARD permite consolidar presença dos Açores em projetos internacionais de inovação e investigação

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou, em Ponta Delgada, que a realização nos Açores de um workshop sobre o projeto FORWARD, que visa promover a participação em programas de financiamento europeu no âmbito da inovação e investigação, representa “mais um passo” para consolidar a presença açoriana em projetos internacionais.

“A realização deste encontro é mais um passo para a afirmação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, que permite consolidar cada vez mais a presença do arquipélago em projetos internacionais, reunindo diversos atores regionais quer do privado, quer do público, e alavancar a Região para o surgimento de uma agenda de Investigação & Inovação (I&I) e para a otimização do acesso a fundos comunitários”, salientou Bruno Pacheco.

(mais…)

Açores estão no centro de acordos de cooperação científica e tecnológica com a Universidade de Massachusetts Lowell

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que a criação do programa ‘UMass Lowell – Portugal Joint Initiative’ poderá ser “o princípio de uma relação importante entre o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores e a Universidade de Massachusetts Lowell, principalmente em áreas científicas que são mais prioritárias e comuns”, nomeadamente a sustentabilidade dos oceanos, o espaço e as alterações climáticas.

Gui Menezes falava aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, à margem da sessão de abertura do workshop ‘2019 UMass Lowell-Portugal – Knowledge and innovation for a sustainable economy across the Atlantic’, e que prevê a criação de três programas de cooperação entre a Universidade de Massachusetts, nos EUA, e várias instituições de investigação e universidades portuguesas, com destaque para a Universidade dos Açores.

(mais…)

Governo dos Açores assina memorando de cooperação para criação da ESA_Lab@Azores na Terceira

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, assinou hoje, em Lisboa, um memorando de colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) com o intuito de se estabelecer a plataforma ESA_Lab@Azores nas instalações do AIR CENTRE, na ilha Terceira.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia frisou que o objetivo desta iniciativa passa por “criar um Centro de Observação da Terra, com um conjunto de recursos humanos associados, e promover vínculos institucionais entre universidades, institutos de investigação, empresas tecnológicas e a ESA, seguindo os princípios e a visão da ESA_Lab@”.

(mais…)

Página seguinte »