Governo dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre atribuição de bolsas de investigação Fulbright

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, promove sexta-feira, 13 dezembro, em Ponta Delgada, a realização de uma sessão de esclarecimento sobre a apresentação das bolsas Fulbright para investigação.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que o Governo dos Açores vai apoiar “a concessão de, no mínimo, cinco bolsas por ano letivo”, que se destinam à realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA, com a duração de quatro a nove meses, por parte de investigadores de pré-doutoramento, ou seja, alunos de doutoramento, mestres ou licenciados de nacionalidade portuguesa e residentes nos Açores.

(mais…)

Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, uma nova cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de atribuição de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região.

“Criamos, assim, condições para que todos os anos possam ser colocados em universidades americanas e em centros de investigação estudantes açorianos pós-graduados ou profissionais com formação avançada, ao mesmo tempo que acolhemos no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores estudantes norte-americanos de pré-doutoramento”, afirmou Gui Menezes. (mais…)

Governo Regional participa em iniciativa do programa ‘Crescimento Azul’ do EEA Grants

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou na iniciativa ‘Apresentação, Matchmaking e Pitching nas áreas da Investigação e Educação, Bolsas de estudo, Literacia e Empreendedorismo Jovem’, promovida pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM), que decorreu em Lisboa, no âmbito do programa ‘Crescimento Azul’, financiado pelo EEA GRANTS 2014-2021.

Esta iniciativa teve o intuito de promover e identificar oportunidades de cooperação e estabelecer parcerias entre Portugal e as entidades da Noruega, Islândia e Liechtenstein que operam nos setores da economia azul, proporcionando um palco para discussão e debates, bem como uma área para reuniões de negócios ‘B2B’, cujo objetivo é encontrar parcerias para futuros projetos.

(mais…)

Governo dos Açores quer triplicar captação de fundos externos para financiamento de projetos de inovação

O Governo dos Açores pretende triplicar a captação de fundos externos para o desenvolvimento de projetos de inovação no próximo período de programação 2021-2027, passando de 5,4 milhões de euros, no atual Horizonte 2020, para, no mínimo, 16 milhões de euros ao abrigo do Horizonte Europa, o próximo programa-quadro europeu para a Inovação e Investigação.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que o Executivo açoriano pretende ainda, simultaneamente, “duplicar o número de entidades envolvidas, passando das atuais sete para, pelo menos, 15 entidades”.

(mais…)

Gui Menezes aponta educação para a ciência e literacia azul como ferramentas cruciais para conservação dos oceanos

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Lagoa, que a educação para a ciência é “crucial para a mudança de que o nosso planeta necessita” e para “preparar as próximas gerações para os grandes desafios da atualidade, como é o caso das alterações climáticas”.

Para Gui Menezes, a literacia azul é “fundamental para tornar a sociedade, sobretudo as gerações mais jovens, mais responsável na forma como se relaciona com os oceanos, tão importantes para o equilíbrio do nosso planeta”.

(mais…)

Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre de 16 a 20 de setembro na Lagoa, em São Miguel

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), organiza a 7.ª Conferência Anual da EMSEA no Expolab – Centro de Ciência Viva, na Lagoa, em São Miguel.

O evento, que decorre de 16 a 20 de setembro, prevê a participação de cerca de uma centena de professores, investigadores e interessados da área de educação para as ciências do mar, com o intuito de partilharem o seu conhecimento e melhores práticas para a literacia dos oceanos. (mais…)

Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre em setembro nos Açores

Os Açores vão acolher, de 16 a 19 de setembro, a 7.ª Conferência Anual da Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), que tem como foco a literacia dos oceanos, o Objetivo 14 ‘Proteger a Vida Marinha’, um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Esta iniciativa conta com a parceria do Governo dos Açores, que, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, apresentou no ano passado uma candidatura para acolher a conferência EMSEA 2019.

(mais…)

Ponta Delgada acolhe workshop sobre fundos europeus para a internacionalização de empresas inovadoras

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada promovem, na próxima quinta feira, 18 de julho, uma sessão de esclarecimento sobre instrumentos financeiros da Comissão Europeia para a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) inovadoras.

Durante este workshop, que se realiza no âmbito do projeto FIMAC – Plataforma de Aceleração de PME através das Tecnologias do Futuro, cofinanciado pelo Programa Interreg Mac 2014-2020, e que visa também impulsionar o uso de tecnologia gratuita FIWARE, estará em análise o SME Instrument, que prevê o financiamento de projetos inovadores com origem em ‘start ups’ e PME.

(mais…)

Governo dos Açores participou na reunião do Grupo de Trabalho Nacional “Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico”

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou, em Lisboa, na reunião do Grupo de Trabalho Nacional ‘Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico’, que reúne representantes de instituições portuguesas com competências na investigação e inovação (I&I) na área do mar.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, “através da participação dos Açores na construção desta comunidade, a Região afirma a sua centralidade” nestas áreas, “vincando o seu potencial”. (mais…)

Governo dos Açores participa, em Bruxelas, no Infoday do Horizonte 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participa, a 4 de julho, em Bruxelas, no ‘Infoday’ relativo ao “Desafio Societal 2 (DS2): Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia”, organizado pela Comissão Europeia com o objetivo de apresentar as próximas oportunidades de financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020 (H2020).

(mais…)

Página seguinte »