2ª Convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND

Informa-se que a ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources) promove a segunda convocatória cofinanciada onde 13 Países membros irão financiar projetos de investigação transnacionais num valor aproximado de 11M€. Com este financiamento, pretende-se estimular o potencial dos sistemas de oferta das cadeias de valor da bioeconomia azul da Europa.

Área Prioritária

Sistemas de oferta na bioeconomia azul: logística e transporte – da colheita ao processamento.

(mais…)

Projeto europeu MOVE, coordenado pelos Açores, lança seminários online

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, está a coordenar o projeto MOVE – ‘Facilitating MAES to support regional policy in overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources’, que vai lançar uma série de eventos online, os denominados ‘webinars’, sobre mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços.

Este projeto, integrado na ação 5 da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia, é financiado pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, no valor de um milhão de euros, e pretende dar um importante contributo para a mapeamento e avaliação dos serviços de ecossistemas (MAES) nas Regiões Ultraperiféricas e nos Países e Territórios Ultramarinos europeus.

(mais…)

Governo dos Açores apresenta o futuro Living Lab Rural da Região em webinar promovido pela Comissão Europeia

O Governo dos Açores, representado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), apresentou o futuro Living Lab Rural da Região, num webinar intitulado “Ganhar inspiração através dos exemplos”, promovido pela Comissão Europeia na sequência dos eventos dedicados ao desenvolvimento da Parceria em Living Labs de Agroecologia e Infraestruturas de Investigação.

Este Living Lab Rural está a ser criado no âmbito do projeto LIVERUR, do qual o FRCT é parceiro, e está a ser desenvolvido o piloto no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, futura base do Living Lab Rural dos Açores, em estreita articulação com a Direção Regional da Agricultura. (mais…)

COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecemos, afetando todos os setores e comunidades.

Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).

Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia.

(mais…)

Governo dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre atribuição de bolsas de investigação Fulbright

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, promove sexta-feira, 13 dezembro, em Ponta Delgada, a realização de uma sessão de esclarecimento sobre a apresentação das bolsas Fulbright para investigação.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que o Governo dos Açores vai apoiar “a concessão de, no mínimo, cinco bolsas por ano letivo”, que se destinam à realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA, com a duração de quatro a nove meses, por parte de investigadores de pré-doutoramento, ou seja, alunos de doutoramento, mestres ou licenciados de nacionalidade portuguesa e residentes nos Açores.

(mais…)

Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, uma nova cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de atribuição de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região.

“Criamos, assim, condições para que todos os anos possam ser colocados em universidades americanas e em centros de investigação estudantes açorianos pós-graduados ou profissionais com formação avançada, ao mesmo tempo que acolhemos no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores estudantes norte-americanos de pré-doutoramento”, afirmou Gui Menezes. (mais…)

Governo Regional participa em iniciativa do programa ‘Crescimento Azul’ do EEA Grants

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou na iniciativa ‘Apresentação, Matchmaking e Pitching nas áreas da Investigação e Educação, Bolsas de estudo, Literacia e Empreendedorismo Jovem’, promovida pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM), que decorreu em Lisboa, no âmbito do programa ‘Crescimento Azul’, financiado pelo EEA GRANTS 2014-2021.

Esta iniciativa teve o intuito de promover e identificar oportunidades de cooperação e estabelecer parcerias entre Portugal e as entidades da Noruega, Islândia e Liechtenstein que operam nos setores da economia azul, proporcionando um palco para discussão e debates, bem como uma área para reuniões de negócios ‘B2B’, cujo objetivo é encontrar parcerias para futuros projetos.

(mais…)

Governo dos Açores quer triplicar captação de fundos externos para financiamento de projetos de inovação

O Governo dos Açores pretende triplicar a captação de fundos externos para o desenvolvimento de projetos de inovação no próximo período de programação 2021-2027, passando de 5,4 milhões de euros, no atual Horizonte 2020, para, no mínimo, 16 milhões de euros ao abrigo do Horizonte Europa, o próximo programa-quadro europeu para a Inovação e Investigação.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que o Executivo açoriano pretende ainda, simultaneamente, “duplicar o número de entidades envolvidas, passando das atuais sete para, pelo menos, 15 entidades”.

(mais…)

Gui Menezes aponta educação para a ciência e literacia azul como ferramentas cruciais para conservação dos oceanos

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Lagoa, que a educação para a ciência é “crucial para a mudança de que o nosso planeta necessita” e para “preparar as próximas gerações para os grandes desafios da atualidade, como é o caso das alterações climáticas”.

Para Gui Menezes, a literacia azul é “fundamental para tornar a sociedade, sobretudo as gerações mais jovens, mais responsável na forma como se relaciona com os oceanos, tão importantes para o equilíbrio do nosso planeta”.

(mais…)

Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre de 16 a 20 de setembro na Lagoa, em São Miguel

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), organiza a 7.ª Conferência Anual da EMSEA no Expolab – Centro de Ciência Viva, na Lagoa, em São Miguel.

O evento, que decorre de 16 a 20 de setembro, prevê a participação de cerca de uma centena de professores, investigadores e interessados da área de educação para as ciências do mar, com o intuito de partilharem o seu conhecimento e melhores práticas para a literacia dos oceanos. (mais…)

Página seguinte »