Investigadores açorianos podem concorrer a projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), informa que se encontra aberta até 5 de novembro uma convocatória, no valor global de 23 milhões de euros, para projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas, denominada ‘Biodiversity and Climate Change’, no âmbito da ERA-NET BiodivERsA3 – Consolidating the European Research Area on Biodiversity and Ecosystem Services.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia referiu que “os investigadores interessados podem contactar o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, que poderá dar apoio no processo de candidatura e na procura de parceiros internacionais”.

Bruno Pacheco afirmou ainda que o FRCT participa como parceiro de consórcio e entidade financiadora do BiodivERsA3 e integra a convocatória para a Joint Call 2019-2020 “com o montante de 100 mil euros para as equipas de investigação regionais”.

O FRCT já havia participado na primeira convocatória, realizada em 2014-2015, que permitiu o financiamento de dois projetos que estão em curso, nomeadamente o MARFOR e o BIOINVENT, em parceria com investigadores da Universidade dos Açores, e que se traduzem num investimento de 154 mil euros.

Governo Regional participa em iniciativa do programa ‘Crescimento Azul’ do EEA Grants

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou na iniciativa ‘Apresentação, Matchmaking e Pitching nas áreas da Investigação e Educação, Bolsas de estudo, Literacia e Empreendedorismo Jovem’, promovida pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM), que decorreu em Lisboa, no âmbito do programa ‘Crescimento Azul’, financiado pelo EEA GRANTS 2014-2021.

Esta iniciativa teve o intuito de promover e identificar oportunidades de cooperação e estabelecer parcerias entre Portugal e as entidades da Noruega, Islândia e Liechtenstein que operam nos setores da economia azul, proporcionando um palco para discussão e debates, bem como uma área para reuniões de negócios ‘B2B’, cujo objetivo é encontrar parcerias para futuros projetos.

(mais…)

Abertura de convocatória “Biodiversity and Climate Change” Prazo de submissão de candidaturas até 5 novembro

Informa-se que se encontra aberta a convocatória, no valor global de 23 milhões de euros, “Biodiversity and Climate Change”, no âmbito da ERA-NET BiodivERsA3.

O FRCT integra a convocatória para a Joint Call 2019-2020, com o montante de 100 mil euros, para as equipas de investigação regionais, disponibilizando-se de imediato a prestar informações a potenciais interessados.

O prazo para submissão de candidaturas termina a 5 de novembro.

Está previsto realizar-se uma sessão de esclarecimento na Universidade dos Açores, a 21 ou 22 de outubro, em hora a agendar.

Inscreva-se aqui.

(mais…)

Governo dos Açores quer triplicar captação de fundos externos para financiamento de projetos de inovação

O Governo dos Açores pretende triplicar a captação de fundos externos para o desenvolvimento de projetos de inovação no próximo período de programação 2021-2027, passando de 5,4 milhões de euros, no atual Horizonte 2020, para, no mínimo, 16 milhões de euros ao abrigo do Horizonte Europa, o próximo programa-quadro europeu para a Inovação e Investigação.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que o Executivo açoriano pretende ainda, simultaneamente, “duplicar o número de entidades envolvidas, passando das atuais sete para, pelo menos, 15 entidades”.

(mais…)

Ponta Delgada acolhe workshop sobre fundos europeus para a internacionalização de empresas inovadoras

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada promovem, na próxima quinta feira, 18 de julho, uma sessão de esclarecimento sobre instrumentos financeiros da Comissão Europeia para a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) inovadoras.

Durante este workshop, que se realiza no âmbito do projeto FIMAC – Plataforma de Aceleração de PME através das Tecnologias do Futuro, cofinanciado pelo Programa Interreg Mac 2014-2020, e que visa também impulsionar o uso de tecnologia gratuita FIWARE, estará em análise o SME Instrument, que prevê o financiamento de projetos inovadores com origem em ‘start ups’ e PME.

(mais…)

Nunca se investiu tanto em ciência nos Açores como hoje, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o facto de terem sido criados nos Açores, pela primeira vez, projetos de investigação de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Gui Menezes afirmou que o Governo Regional “assumiu como prioridade o estímulo à investigação e à inovação nas empresas”, tendo canalizado, nesse sentido, “todos os recursos disponíveis no Programa Operacional” para esta área, como é o caso da criação de seis bolsas de pós-doutoramento, que correspondem a um investimento da Região superior a 400 mil euros.

(mais…)

Governo dos Açores participa, em Bruxelas, no Infoday do Horizonte 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participa, a 4 de julho, em Bruxelas, no ‘Infoday’ relativo ao “Desafio Societal 2 (DS2): Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia”, organizado pela Comissão Europeia com o objetivo de apresentar as próximas oportunidades de financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020 (H2020).

(mais…)

CONCURSO ABERTO – ERA-NET BlueBio COFUND

The BlueBio ERA-NET COFUND

Submissão de pré-propostas 17 de dezembro 2018 a 17 de março de 2019

A ERA-NET COFUND Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources (BlueBio) foi desenhada para apoiar parcerias público-públicas entre os Estados-Membros e os países associados para a implementação e a coordenação de atividades de networking. A BlueBio lança uma convocatória em colaboração da JPI Oceans Operational Plan e aborda prioridades em comum como descrito da ERA-NET. (mais…)

PRIMA – CONCURSOS 2019 ABERTOS

CONCURSOS 2019 ABERTOS – Introdução

Os concursos para projetos de investigação PRIMA abriram a 17 de dezembro de 2018 e dividem-se em duas «secções»: «Section 1» e «Section 2».

Os concursos «Section 1» regem-se de acordo com os regulamentos e procedimentos do Programa-Quadro europeu H2020, sendo exclusivamente financiados por fundos desse programa. O acompanhamento e financiamento dos consórcios recomendados são exclusivamente realizados pela Fundação PRIMA.

(mais…)

Governo dos Açores colabora na monitorização de plano europeu na área da energia geotérmica

“O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, acaba de ser notificado pela Comissão Europeia da aprovação do projeto SU-DG-IWG, no âmbito do Horizonte 2020, que vai apoiar e monitorizar o grupo de trabalho europeu para a implementação do Strategic Energy Technology Plan (SET Plan), na área do uso dos recursos geotérmicos.

O Director Regional da Ciência e Tecnologia realçou que o Governo dos Açores “é a única autoridade regional que está representada neste grupo de trabalho, o que constitui um motivo de grande orgulho”.

(mais…)

Página seguinte »