Notícias

“Ahh! Ciência nos Açores” – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores
“Ahh! Ciência nos Açores” – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores
DATA: 20 Novembro, 2020 | HORA: 11:08
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e a Direção Regional de Ciência e Tecnologia (DRCT) assinalam, a 27 de novembro, as comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia, com a estreia de uma minissérie dedicada à Ciência nos Açores. A 27 de novembro, antes do telejornal da RTP Açores, será transmitido o primeiro de sete episódios semanais da série “Ahh! Ciência nos Açores”, dirigida às crianças do 1.º e 2.º ciclo e às suas famílias, com o intuito de festejar a Noite Europeia dos Investigadores. (mais…)
O projeto europeu MOVE lança o webinar de apresentação do caso de estudo dos Açores (Ilha Terceira)
O projeto europeu MOVE lança o webinar de apresentação do caso de estudo dos Açores (Ilha Terceira)
DATA: 26 Outubro, 2020 | HORA: 15:41
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), promove webinar para apresentação do caso de estudo da ilha da Terceira, no próximo dia 29 de outubro, das 13:00 às 14:00, no âmbito do projeto MOVE – “Facilitating MAES to support regional policy in Overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources” O projeto MOVE, através do FRCT, em coordenação com a Universidade de Trento, e com o intuito de promover e dinamizar o intercâmbio e a troca de conhecimento e experiências, lançou uma série de eventos online sobre o mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços. Cada sessão tem sido dedicada a uma das regiões dos casos de estudo desenvolvidos durante o projeto: Ilha da Reunião, Martinica, Ilha de São Martinho, Ilhas Canárias, Açores, Guiana Francesa e Ilhas Falkland. (mais…)
Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição
Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição
DATA: 22 Outubro, 2020 | HORA: 11:00
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e a Direção Regional para a Ciência e Tecnologia lançam o 1º concurso infantil “Mala de Ciência”, dirigido aos alunos do 1.º e 2.º ciclo dos Açores, que decorrerá de 19 de outubro a 18 de dezembro, no âmbito das comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia. Pretendemos a construção de um protótipo sobre um facto, descoberta ou instrumento científico que tenha aplicação na Região Autónoma dos Açores e a gravação de um vídeo do mesmo. Qualquer escola do 1.º e 2.º ciclo pode candidatar-se. Se gostarias de participar junta-te aos teus/tuas amigos/as, pois podes formar equipas de 4 a 6 elementos. Todo o material necessário para a construção do “protótipo” deve ser acondicionado dentro de uma mala, que pode ser construída ou personalizada por ti e pelos teus/tuas amigos/as. Deverão fazer uma apresentação do seu protótipo através de um vídeo com duração máxima de 5 minutos. Os vencedores serão anunciados, a 8 de janeiro de 2021, quer no website, quer nas redes sociais da MacaroNight Açores. Os prémios consistem na atribuição de valores monetários: Primeiro prémio: 1.000,00 euros Segundo prémio: 750,00 euros Terceiro prémio: 500,00 euros Candidata-te e consulta o regulamento! A apresentação de candidaturas é feita, através de email, para o seguinte endereço: info.frct@azores.gov.pt
Governo dos Açores promove concurso “Mala de Ciência”, para alunos do 1.º e do 2.º ciclo, no âmbito da Noite dos Investigadores
Governo dos Açores promove concurso “Mala de Ciência”, para alunos do 1.º e do 2.º ciclo, no âmbito da Noite dos Investigadores
DATA: 19 Outubro, 2020 | HORA: 15:48
O Governo dos Açores lançou hoje, no âmbito das comemorações da MacaroNight II - Noite dos Investigadores da Macaronésia, o 1.º Concurso Infantil “Mala de Ciência”. Este concurso, dirigido aos alunos do 1.º e do 2.º ciclo da Região, tem como objetivo a construção de um protótipo sobre um facto, uma descoberta ou um instrumento científico que tenha aplicação nos Açores, bem como a gravação de um vídeo sobre o tema escolhido com duração máxima de cinco minutos. Com esta iniciativa, pretende-se despertar o gosto e a curiosidade dos mais novos pela ciência e, em simultâneo, fazer com que apliquem os seus conhecimentos sobre ciência na Região. (mais…)
Tecnologia de vigilância marítima com recurso a satélite testada no Banco Condor com sucesso, adianta Gui Menezes
Tecnologia de vigilância marítima com recurso a satélite testada no Banco Condor com sucesso, adianta Gui Menezes
DATA: 19 Outubro, 2020 | HORA: 15:45
Os Açores estão a ser o palco de testes de quatro protótipos de dados da constelação de satélites europeia Copernicus no âmbito do projeto Marine Earth Observation (Marine-EO), o primeiro projeto transnacional europeu para a inovação no domínio da observação da Terra. O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia revelou que, através de uma colaboração entre o Governo dos Açores e o IMAR, foram realizados, “com sucesso”, testes operacionais de vigilância marítima na área do Banco Condor com o apoio do navio de investigação ‘Arquipélago’. (mais…)
Açores já se encontram a trabalhar na criação de um “FoodLab”
Açores já se encontram a trabalhar na criação de um “FoodLab”
DATA: 23 Setembro, 2020 | HORA: 12:33

Atualmente os Açores já se encontram a trabalhar na criação de um "FoodLab" cuja entidade gestora do "Food Lab Açores" é o FRCT - Fundo Regional da Ciência e Tecnologia. O FIT4FOOD é um projeto da Comissão Europeia no âmbito da agenda FOOD 2030 que abarca vários parceiros e "stakeholders" de inúmeros países e regiões da União Europeia.

Atualmente os Açores já se encontram a trabalhar na criação de um "FoodLab" cuja entidade gestora do "Food Lab Açores" é o FRCT - Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.

(mais…)