Projeto MarSP coordenado pelo FRCT em destaque no programa ‘Ocean’ da Euronews
DATA: 27 Fevereiro, 2020 | HORA: 11:01

O projeto europeu MarSP – Macaronesian Maritime Spatial Planning, coordenado pelo Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, está em destaque no quatro episódio da série ‘OCEAN’ da Euronews sobre o Ordenamento do Espaço Marítimo.

A série intitulada por ‘OCEAN’ explora os temas como a poluição dos mares, da vida marinha, da economia azul, da pesca sustentável, da aquacultura, das alterações climáticas, da energia dos oceanos e muito mais.

O projeto MarSP foi designado para representar um caso-real do impacto e dos benefícios do Ordenamento do Espaço Marítimo para as comunidades locais e os diferentes sectores marítimos das três da Macaronésia – Açores, Madeira e Canárias.

Este programa, promovido em parceria com a Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia, foca-se no lado humano de cada história, demonstrando que os mares e os oceanos que nos cercam não são apenas uma fonte de alimento, lazer ou beleza, mas também cruciais para nossa economia e bem-estar.

Os setores do Whale Watching, Aquacultura e Energia eólica foram os setores económicos regionais selecionados do projeto para ilustrar os benefícios e desafios do uso do mesmo espaço marítimo.

Este episódio está disponível em nove línguas, o qual poderá visualizar no seguinte endereço https://pt.euronews.com/2020/02/18/ordenamento-maritimo-na-ue-os-casos-dos-acores-e-da-madeira.

O projeto MarSP, que terminou em dezembro de 2019, foi financiado pelo Fundo Europeu para os Assuntos Marítimos e as Pescas (FEAMP) para desenvolver ferramentas e harmonizar metodologias para alavancar o OEM nos arquipélagos Europeus da Macaronésia.