Projeto FORWARD pode ser pontapé de saída para Agenda de Investigação & Inovação das Regiões Ultraperiféricas, afirma Diretor Regional
DATA: 6 Fevereiro, 2019 | HORA: 12:42

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Universidade dos Açores e a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores vão participar, a 12 de fevereiro, nas Canárias, na reunião de lançamento do projeto ‘FORWARD: Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas’.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, em declarações à margem da reunião de preparação do consórcio dos Açores, que hoje decorreu em Ponta Delgada, salientou que, graças ao FORWARD, “é a primeira vez” que estão no mesmo consórcio entidades governamentais, a universidade e os representantes das empresas.

Bruno Pacheco referiu que o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia organizou esta reunião preparatória “de modo a que a posição açoriana fosse devidamente articulada” e que se “pudesse aproveitar este primeiro momento de contacto com os restantes parceiros do projeto para lançar ideias de base para o futuro”.

O Diretor Regional destacou a importância do projeto FORWARD, que tem uma duração de três anos e corresponde a 4,2 milhões de euros, no que respeita a “potenciar o surgimento de uma agenda de Investigação & Inovação”, bem como para “otimizar o acesso aos fundos comunitários” para estas áreas.

Este projeto, segundo Bruno Pacheco, pode ser “o pontapé de saída para a criação de uma agenda comum de Investigação & Inovação no âmbito das Regiões Ultraperiféricas”, acrescentando que poderá contribuir para aumentar a capacidade de acesso aos fundos centralizados, “com outra exposição, e para podermos mostrar aquilo que se faz nos Açores” nestas áreas.

Bruno Pacheco adiantou que um dos objetivos do projeto é “estabelecer uma rede de pontos de contacto regionais em cada uma das RUP”, referindo que “uma parte do orçamento da União Europeia está organizado em fundos que não estão regionalizados” aos quais, muitas vezes, as RUP têm dificuldade em aceder.

O objetivo é que o FORWARD seja “o início de um processo de otimização do acesso aos fundos centralizados, tendo como perspetiva o Horizonte Europa, o quadro de financiamento 2021-2027”, afirmou.

No âmbito deste projeto, que decorre no quadro do programa Horizonte 2020, os Açores vão receber 476 mil euros.

O FORWARD procura potenciar a excelência da investigação científica e a inovação, melhorar a participação em projetos da União Europeia na área da Investigação & Inovação e estabelecer novas formas de abertura ao reforçar as ligações entre a atividade de investigação, o desenvolvimento territorial e a produção de políticas.

O consórcio FORWARD integra 24 parceiros, desde representantes governamentais, aos principais atores de Investigação & Inovação das nove Regiões Ultraperiféricas, nomeadamente Canárias, Açores, Madeira, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Saint Martin, Reunião e Maiote.

GaCS/GM