PROGRAMA FORMATIVO RIS3_NET “SISTEMA DE INOVAÇÃO DO ESPAÇO MAC – AÇORES”
DATA: 30 Maio, 2019 | HORA: 14:46

Decorreu, nos dias 9 a 28 de maio de 2019, uma ação de formação nos Açores, no âmbito do Projeto RIS3_NET – “Cooperação Interregional para o Crescimento Inteligente das Regiões MAC (MAC/5.11a/075)”. A formação “Sistema de Inovação do Espaço MAC” teve como foco a implementação da RIS3 Açores, como também aproveitar os resultados obtidos na Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço de Colaboração da Macaronésia (RIS3 MAC), favorecendo a cooperação entre as regiões dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

Este programa formativo visou apresentar a RIS3 MAC e as linhas de colaboração existentes, dar a conhecer as boas práticas de Especialização Inteligente aplicadas pelas regiões europeias, disponibilizar as bases de conhecimento para uma melhor implementação da RIS3 Açores, como também sensibilizar sobre a importância de continuar a comunicar o conceito de RIS3 e envolver os stakeholders regionais, promovendo o processo de descoberta empreendedora.

A abertura deste evento contou com a participação do Diretor Regional de Ciência e Tecnologia dos Açores (DRCT), Eng.º Bruno Pacheco, e do Chefe de Sessão do Departamento de Inovação do Instituto Tecnológico das Canárias (ITC), Avelino Yanes López. Para além dos oradores regionais, a formação contou com especialistas do Joint Research Centre (JRC) e das Canárias (Plan B Group). O programa formativo decorreu em dois módulos, presencial e online, onde participaram entidades dos Açores que se encontram diretamente envolvidos com a implementação da Estratégia Regional e Transnacional.