Governo Regional promove workshop para participação dos Açores em programas de financiamento europeu no Horizonte 2020
DATA: 21 Junho, 2019 | HORA: 10:10

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, promove segunda-feira, 24 de junho, a realização de um workshop denominado “Plan FORWARD: promover a participação em programas de financiamento europeu no ecossistema de Inovação e Investigação”, que terá lugar no Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada.

Este encontro, realizado no âmbito do projeto FORWARD e enquadrado na fase de mapeamento do ecossistema de Inovação e Investigação (I&I) de cada uma das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, destina-se a recolher contributos dos atores chave do ecossistema de I&I dos Açores.

O workshop visa, assim, avaliar a situação presente e identificar uma série de ações comuns com o intuito de definir de uma estratégia conjunta para as RUP, elaborar planos de ação temáticos, criar uma ligação entre a investigação e a formulação de políticas e estabelecer atividades em rede, entre outros objetivos.

Financiado pelo programa Horizonte 2020 no âmbito do desafio societal ‘Ciência com e para a Sociedade’, o projeto FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da EU, tem a duração de três anos e envolve as nove Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, estando-lhe afeto um orçamento de quatro milhões de euros.

Nos Açores, este projeto é implementado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, em conjunto com a Universidade dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

GaCS/SRMCT