Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre em setembro nos Açores
DATA: 29 Julho, 2019 | HORA: 16:35

Os Açores vão acolher, de 16 a 19 de setembro, a 7.ª Conferência Anual da Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), que tem como foco a literacia dos oceanos, o Objetivo 14 ‘Proteger a Vida Marinha’, um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Esta iniciativa conta com a parceria do Governo dos Açores, que, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, apresentou no ano passado uma candidatura para acolher a conferência EMSEA 2019.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, a realização deste evento “vem reforçar a aposta do Governo dos Açores na educação para a ciência, ao mesmo tempo que se constitui como uma excelente oportunidade para promover a literacia dos oceanos”.

Bruno Pacheco referiu, neste sentido, que se pretende durante este evento “analisar novos métodos para melhor compreender, sensibilizar e comunicar a importância dos oceanos à sociedade”.

Segundo o Diretor Regional, esta conferência pretende “proporcionar aos participantes uma experiência de aprendizagem prática e divertida, promovendo atividades como várias sessões de workshops ou apresentações de posters”.

A Conferência EMSEA reúne oradores de instituições regionais, nacionais e internacionais, como a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, o Oceanário de Lisboa, a Universidade dos Açores e a Ciência Viva, entre outras.

Este evento vai reunir professores, investigadores e interessados da área de educação para as ciências do mar, com o intuito de partilharem o seu conhecimento e melhores práticas para a literacia dos oceanos.

Marcada, pela primeira vez, pela realização de uma sessão aberta aos professores locais e à comunidade em geral, a conferência EMSEA 2019 vai decorrer no Expolab – Centro de Ciência Viva, na Lagoa.

A 7.ª Conferência Anual EMSEA prevê um limite máximo de uma centena de inscrições, devendo os interessados inscrever-se até 31 de agosto através do endereço http://www.emsea.eu/info.php?pnum=75c6148b47fa90, na página da EMSEA na Internet.

Criada em 2011, a EMSEA é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove a literacia dos oceanos e reúne professores e educadores de centros de ciência e aquários europeus e disponibiliza uma plataforma para a promoção e a capacitação nas áreas das ciências do mar.

GaCS/GM

  • Fotos