Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre de 16 a 20 de setembro na Lagoa, em São Miguel
DATA: 10 Setembro, 2019 | HORA: 10:07

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), organiza a 7.ª Conferência Anual da EMSEA no Expolab – Centro de Ciência Viva, na Lagoa, em São Miguel.

O evento, que decorre de 16 a 20 de setembro, prevê a participação de cerca de uma centena de professores, investigadores e interessados da área de educação para as ciências do mar, com o intuito de partilharem o seu conhecimento e melhores práticas para a literacia dos oceanos.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia destacou hoje, na apresentação do evento, a realização de uma sessão aberta ‘EMSEA Expo’, a 18 de setembro, direcionada para os professores locais e para a comunidade em geral, “que ocorre pela primeira vez no âmbito de uma conferência da EMSEA”.

Com esta iniciativa, segundo Bruno Pacheco, pretende-se “educar e sensibilizar para os diversos temas relacionados com o mar e os oceanos, de forma atrativa e divertida, assim como inspirar os professores locais a adotar novos métodos de aprendizagem”.

O Diretor Regional considerou que, pouco tempo após ser anunciada a introdução de temáticas ligadas à literacia dos oceanos nos conteúdos letivos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Região, ao abrigo do programa ‘Blue Azores’, esta conferência é “mais um passo na consolidação da Educação para a Ciência enquanto ferramenta fulcral para o nosso desenvolvimento”.

Neste sentido, Bruno Pacheco frisou que “o Governo Regional continua a atrair para os Açores eventos de cariz internacional e educativo”, lembrando ainda a implementação de “programas estruturados”, como o ‘Blue Azores’.

A conferência de imprensa de apresentação da 7.ª Conferência Anual da EMSEA contou também com a presença da Presidente da Câmara da Lagoa, Cristina Calisto, e do Diretor Executivo do Expolab, João Paulo Constância.

Criada em 2011, a EMSEA é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove a literacia dos oceanos e reúne professores e educadores de centros de ciência e aquários europeus e disponibiliza uma plataforma para a promoção e a capacitação nas áreas das ciências do mar.

GaCS/GM

  • Fotos