Projetos

Sara Maria Teixeira de Medeiros
Volcanic aggregates and alkali-silica reactions in the world: a comparative study with Azores aiming to enhance concrete durability on volcanic oceanic islands
Area of RIS3: N/A
Unidade de I&D: Departamento de Geociências da Universidade dos Açores
E-Mail: sara.mt.medeiros@uaç.pt
Estado: ongoing
Objetivos:

 

“Nos Açores, as rochas vulcânicas são amplamente utilizadas como agregados no fabrico do betão, sendo fundamentais para a construção civil e obras públicas regionais. Embora existam registos de ocorrência de deterioração do betão contendo este tipo de agregados, não é ainda cabalmente conhecida a forma como estas rochas reagem com o betão.
Pretende-se analisar rochas provenientes de diferentes zonas vulcânicas (nomeadamente de Açores, Madeira, Canárias, Argentina, Havai, Islândia, Nova Zelândia e Turquia) de modo a estudar a mineralogia, textura e minerais de alteração presentes, com intuito de determinar as características dos agregados que conduzem à ocorrência de RAS. A comparação destas rochas entre si e do estado de conservação das estruturas nas quais foram aplicadas deverá constituir um avanço importante para minimizar a ocorrência e as consequências da RAS. A comparação entre agregados vulcânicos de diferentes ilhas vulcânicas e locais do globo, associados a diferentes condicionantes geoambientais, é outro objetivo estratégico a perseguir.
A caracterização da reatividade aos álcalis compreenderá o exame químico e petrográfico dos agregados, a realização de ensaios de expansibilidade em laboratório, a realizar em Portugal e no Canadá, e o estudo subsequente das amostras de betão ensaiadas.
Adicionalmente, com o objectivo de analisar e desenvolver a exploração sustentável dos recursos naturais, será realizado um estudo sobre os resíduos de demolição e construção (RCD) com vista a caracterizá-los do ponto de vista petrográfico e físico.”