Projetos

Ana Cristina Pereira Rodrigues
Dinâmicas do mercado imobiliário e do turismo associadas ao território - uma abordagem interdisciplinar à ilha Terceira
Area of RIS3: Turismo - Promover a articulação entre a área do turismo e outras áreas consideradas prioritárias
Unidade de I&D: Empresa: Decisões e Soluções | Unidade I&D: CEEAPLA - Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico
Estado: ongoing
Objetivos:

Na ilha Terceira, a população vive principalmente da atividade agropecuária (principalmente da produção de leite), do comércio e de serviços, sendo relevante desenvolver setores que possam criar novas oportunidades de emprego e aumentar a capacidade de exportação, como por exemplo o setor do turismo.
Em regiões cujo desenvolvimento e estabilidade económica dependem em certa medida do turismo, como os Açores, e em particular a ilha Terceira, torna-se imperativo desenvolver estudos que analisem além dos processos de ordenamento e planeamento do território, as inter-relações destes com o turismo e com o mercado imobiliário, de forma a promover um desenvolvimento sustentável, integrado nas especificidades da região, de forma a contribuir para o desenvolvimento económico de forma sustentada e sustentável. Por isso, considero relevante prosseguir com um estudo desta natureza.
Assim, importa dinamizar a oferta turística tanto em termos de atividades como em termos de infraestruturas e para isso é relevante conhecer a procura e estruturar a oferta de forma a não gerar conflitos com outros usos e desvirtuar a paisagem natural e cultural.

Caracterização da área de estudo
O arquipélago dos Açores localiza-se no Oceano Atlântico, e possui uma importância estratégica em termos de zona económica exclusiva e em termos militares e possui ecossistemas singulares com elevada diversidade de espécies únicas (Borges et al, 2009), e um património cultural que proporcionam características únicas para o desenvolvimento do turismo. Além disso, a localização dos Açores entre o continente Americano e o continente Europeu constituem uma vantagem para este arquipélago, em termos turísticos. A ilha Terceira, localizada no arquipélago dos Açores, detém um património natural e cultural vasto e muito apelativo para a atividade turística, que tem vindo a adquirir uma importância crescente para a economia da região, perspetivando-se um aumento da mesma nos próximos anos.
A ilha Terceira conta com uma área total de 403,1Km2, 29 km de comprimento e 17,5 km de largura máxima. E tem o seu principal “Central Business District” (CBD) em Angra do Heroísmo (Conceição, Sé, S.Pedro, Santa Luzia e S. Bento) e o segundo na Praia da Vitória (Santa Cruz). Na ilha Terceira, uma vez que a altitude diminui, a temperatura aumenta e a humidade diminui à medida que nos aproximamos da costa, existe a tendência de construir em áreas mais próximas da costa, na orla da ilha, onde as vias de comunicação foram sendo desenvolvidas com maior predominância e as condições são mais amenas. Assim, a população da ilha Terceira (cerca de 55.800 habitantes) distribui-se preferencialmente em altitudes baixas e médias em torno da costa.
Metodologia

Este projeto é composto por 3 work packages:
WP1 – Valoração de imóveis e de amenidades e benfeitorias públicas, através de Métodos Hedónicos na ilha Terceira.
WP2 – Determinação da procura turística na ilha Terceira.
WP3 – Linhas de orientação para o desenvolvimento de infraestruturas e serviços turísticos na ilha Terceira, de forma sustentada e sustentável.