Projeto FORWARD permite consolidar presença dos Açores em projetos internacionais de inovação e investigação

25 de Junho de 2019

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou, em Ponta Delgada, que a realização nos Açores de um workshop sobre o projeto FORWARD, que visa promover a participação em programas de financiamento europeu no âmbito da inovação e investigação, representa “mais um passo” para consolidar a presença açoriana em projetos internacionais.

“A realização deste encontro é mais um passo para a afirmação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, que permite consolidar cada vez mais a presença do arquipélago em projetos internacionais, reunindo diversos atores regionais quer do privado, quer do público, e alavancar a Região para o surgimento de uma agenda de Investigação & Inovação (I&I) e para a otimização do acesso a fundos comunitários”, salientou Bruno Pacheco.

Para o Diretor Regional, pretende-se que “os Açores atinjam patamares de excelência e sejam parte integrante da afirmação das Regiões Ultraperiféricas em projetos e redes internacionais, através da integração de ‘stakeholders’ regionais e pelo reforço da junção da investigação à decisão política”.

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), organizou esta segunda-feira o workshop ‘Plan FORWARD: promover a participação em programas de financiamento europeu no ecossistema de Inovação e Investigação’.

Este encontro, segundo Bruno Pacheco, teve como objetivo “proceder à reflexão sobre problemas e soluções e, tendo em conta as potencialidades e as necessidades das Regiões Ultraperiféricas, elaborar uma proposta de ação conjunta no contexto do projeto FORWARD, atendendo ao atual programa quadro Horizonte 2020, antecipando desde já o Horizonte Europa para o período de 2021-2027, onde queremos os Açores com uma presença ativa”.

Por seu lado, a Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Célia Azevedo, salientou, na abertura do workshop, a importância de “mais esta etapa no desenvolvimento de uma ação estruturada, que se pretende que tenha, no longo prazo, efeitos multiplicadores transversais aos vários setores da economia”.

O projeto FORWARD, que surge como resposta a uma iniciativa da Comissão Europeia prevista no contexto da sua Estratégia para as Regiões Ultraperiféricas, envolve parceiros das nove RUP da União Europeia.

Este projeto, que está a ser implementado nos Açores pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, em conjunto com a Universidade dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, tem um orçamento de quatro milhões de euros e uma duração de 36 meses.