• DATA
    21 Julho 2020
  • HORA
    14:30
  • LOCALIZAÇÃO
    LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil, Ponta Delgada.

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência Tecnologia, promoveu a sessão pública para apresentação dos projetos aprovados das Bolsas Fulbright com o apoio do Governo dos Açores, com o objetivo de dar a conhecer os projetos de investigação aprovados e os seus contributos para o desenvolvimento e conhecimento científico-tecnológico na Região.

A primeira edição do concurso à Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio do Governo Regional dos Açores decorreu de janeiro a abril de 2020, para o ano académico de 2020/2021.

As bolsas destinaram-se a apoiar a realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA, entre 4 e 9 meses, a investigadores de pré-doutoramento (alunos de doutoramento ou mestres ou licenciados) de nacionalidade portuguesa e residentes nos Açores.

Em maio de 2020, foi anunciado a atribuição de bolsas a três candidatos, em três áreas científicas: Catarina Ritter de Ciências do Ambiente; Diogo Neves Ferreira de Engenharia e Energia Renovável; e Paulo Borges de Geologia.

Este evento, para além da representação do Governo dos Açores, pelo Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia e com os Bolseiros Fulbright, contou com a participação da Dra. Otília Reis, Presidente da Comissão Fulbright Portugal, com a Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Kathryn Ryan Hammond, e com a Dra. Susana Leal, Vice-Reitora das Relações Externas e Internacionalização da Universidade dos Açores.

A bolseira Catarina Ritter desenvolverá o seu projeto “Anthropogenic impacts upon human arrival in the Azores archipelago identified using stable isotope and geochemical methods”, na Universidade de Pittsburgh. O Diogo Neves Ferreira descolar-se á para Estado de Vírgina, mais concretamente, no Instituo Virginia Tech, para desenvolver o seu projeto “Energy conversion system for use in bidirectional flows and its method of operation”. E, o Paulo Borges, com o projeto “Furthering the knowledge of hydrogeology, and improve the techniques of geophysics applied to hydrology”, irá ser realizar a sua investigação na Universidade dos Arkansas.

O protocolo de cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright foi assinado em outubro de 2019 na ilha Terceira e estabeleceu a cooperação com o objetivo de promover um programa conjunto de atribuição de bolsas Fulbright para investigação com o apoio do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, que aumentará o intercâmbio educacional, cultural e científico entre a região dos Açores e os Estados Unidos da América (EUA) e que se enquadra num conjunto de medidas e iniciativas de estímulo à formação avançada na região.