News

Governo Regional abre novo concurso para atribuição de bolsas Fulbright de investigação nos EUA
Governo Regional abre novo concurso para atribuição de bolsas Fulbright de investigação nos EUA
DATE: 10 December, 2021 | TIME: 15:42
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, procedeu à abertura de uma nova edição de bolsas Fulbright, para o ano letivo de 2022-2023, cujo período de candidatura termina a 31 de janeiro de 2022. Para a titular da pasta da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, o concurso “pretende dar a oportunidade de novos jovens Açorianos licenciados rumarem aos Estados Unidos da América, para realizarem ou, até mesmo, iniciarem a sua carreira de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano de prestígio”. (more…)
Série “Açores con(s) Ciência” estreia esta quarta-feira na RTP Açores
Série “Açores con(s) Ciência” estreia esta quarta-feira na RTP Açores
DATE: 19 October, 2021 | TIME: 12:42
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), apresenta a série “Açores con(s) Ciência”, do projeto MACARONIGHT. Com seis episódios programados, que terão emissão sempre às quartas-feiras, pelas 19h30, na RTP Açores, o primeiro episódio será transmitido já nesta quarta-feira, dia 20 de outubro. A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, realça que a série “visa alargar a consciência da sociedade para a ciência, investigação e inovação, especialmente em áreas onde os Açores enfrentam desafios globais, como os identificados no Pacto Ecológico Europeu, o tema principal da série”. (more…)
Governo Regional dos Açores organiza encontro internacional sobre tecnologia FIWARE
Governo Regional dos Açores organiza encontro internacional sobre tecnologia FIWARE
DATE: 24 November, 2021 | TIME: 12:38
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital organiza o encontro internacional “FIWARE CAMP AZORES”, nos próximos dias 25 e 26 de novembro, em São Miguel, que visa disseminar novas tendências e desenvolvimentos da tecnologia FIWARE, no âmbito do projeto FiiHUB. O projeto FiiHUB, financiado pelo INTERREG MAC 2014-2020, tem como objetivo criar e executar o primeiro centro de referência tecnológica para o desenvolvimento do ecossistema empresarial e de empreendedorismo da Macaronésia, vinculado ao desenvolvimento de serviços inteligentes integrados nas tecnologias da Internet do Futuro e ligados à rede internacional do FIWARE iHub. (more…)
Governo Regional dos Açores integra Parceria Europeia para a Biodiversidade
Governo Regional dos Açores integra Parceria Europeia para a Biodiversidade
DATE: 8 October, 2021 | TIME: 12:55
A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), integra a nova parceira de Investigação e Inovação Biodiversa+ - European Biodiversity Partnership, que pretende fortalecer a ponte entre ciência, política e ações concretas com programas, agências de financiamento e atores da política ambiental de mais 39 países da União Europeia e associados. Esta parceria, cofinanciada pelo Horizonte Europa, visa apoiar ações de investigação e inovação necessárias com o objetivo de colocar a biodiversidade no caminho da sua recuperação até 2030, através de uma estratégia conjunta de apoio à formulação e implementação de políticas científicas eficientes. Para a Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, “a Biodiversa+ irá facilitar a implementação da Estratégia Europeia de Biodiversidade para 2030 na Região através da partilha de informação, ferramentas, evidências e dados entre atores relevantes regionais, promovendo uma colaboração contínua, em diferentes níveis e escalas”. (more…)
Governo dos Açores promove exposição itinerante sobre o impacto do lixo marinho na biodiversidade
Governo dos Açores promove exposição itinerante sobre o impacto do lixo marinho na biodiversidade
DATE: 30 September, 2021 | TIME: 9:19
A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promove uma exposição fotográfica dos projetos Europeus INDICIT I e II, que visa sensibilizar a população para o impacto do plástico na fauna marinha. Os projetos INDICIT e INDICIT II (2017-2021) tiveram como objetivo apoiar os Estados-Membros e as respetivas Regiões na implementação da Diretiva-Quadro ‘Estratégia Marinha’ (DQEM), relativamente a um dos maiores problemas e pressões causadas pelo homem sobre o ambiente marinho, o Descritor 10 ‘Lixo Marinho’. A exposição, desenvolvida pelo parceiro Istituto Superiore per la Protezione e la Ricerca Ambientale (ISPRA), em Itália, integra uma reportagem fotográfica, uma banda desenhada destinada a crianças e um documentário técnico, reportando os trabalhos e momentos vivenciados pelos parceiros ao longo de quatro anos de avaliação desta problemática. (more…)
Ocean ProTec.Lab – Exposição “Profissões do Mar dos Açores” na ALRAA
Ocean ProTec.Lab – Exposição “Profissões do Mar dos Açores” na ALRAA
DATE: 18 May, 2021 | TIME: 10:07
O Governo dos Açores, através da Escola do Mar dos Açores e da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD) promovem entre os dias 17 e 21 de maio, a Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, no âmbito do Ocean ProTec.Lab, experiência piloto do projeto Erasmus+ MATES. A Exposição estará patente ao público, no espaço de exposição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na cidade da Horta. A Ocean ProTec.Lab 21 é uma atividade pedagógica de imersão nas profissões do mar dos Açores, sob a forma de Laboratório de Promoção Profissional e Técnica para o uso sustentável do Oceano. A Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, que consiste na 3ª atividade do Ocean ProTec.Lab 21, pretende a criação de um espaço de partilha entre alunos do ensino profissional e os agentes políticos, que propicie a discussão sobre as profissões do mar e que desafie a sua descoberta e a exploração de novas oportunidades de emprego e empreendedorismo para a Economia Azul. (more…)