News

Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição
Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição
DATE: 22 October, 2020 | TIME: 11:00
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e a Direção Regional para a Ciência e Tecnologia lançam o 1º concurso infantil “Mala de Ciência”, dirigido aos alunos do 1.º e 2.º ciclo dos Açores, que decorrerá de 19 de outubro a 18 de dezembro, no âmbito das comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia. Pretendemos a construção de um protótipo sobre um facto, descoberta ou instrumento científico que tenha aplicação na Região Autónoma dos Açores e a gravação de um vídeo do mesmo. Qualquer escola do 1.º e 2.º ciclo pode candidatar-se. Se gostarias de participar junta-te aos teus/tuas amigos/as, pois podes formar equipas de 4 a 6 elementos. Todo o material necessário para a construção do “protótipo” deve ser acondicionado dentro de uma mala, que pode ser construída ou personalizada por ti e pelos teus/tuas amigos/as. Deverão fazer uma apresentação do seu protótipo através de um vídeo com duração máxima de 5 minutos. Os vencedores serão anunciados, a 8 de janeiro de 2021, quer no website, quer nas redes sociais da MacaroNight Açores. Os prémios consistem na atribuição de valores monetários: Primeiro prémio: 1.000,00 euros Segundo prémio: 750,00 euros Terceiro prémio: 500,00 euros Candidata-te e consulta o regulamento! A apresentação de candidaturas é feita, através de email, para o seguinte endereço: info.frct@azores.gov.pt
O projeto europeu MOVE lança o webinar de apresentação do caso de estudo dos Açores (Ilha Terceira)
O projeto europeu MOVE lança o webinar de apresentação do caso de estudo dos Açores (Ilha Terceira)
DATE: 26 October, 2020 | TIME: 15:41
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), promove webinar para apresentação do caso de estudo da ilha da Terceira, no próximo dia 29 de outubro, das 13:00 às 14:00, no âmbito do projeto MOVE – “Facilitating MAES to support regional policy in Overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources” O projeto MOVE, através do FRCT, em coordenação com a Universidade de Trento, e com o intuito de promover e dinamizar o intercâmbio e a troca de conhecimento e experiências, lançou uma série de eventos online sobre o mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços. Cada sessão tem sido dedicada a uma das regiões dos casos de estudo desenvolvidos durante o projeto: Ilha da Reunião, Martinica, Ilha de São Martinho, Ilhas Canárias, Açores, Guiana Francesa e Ilhas Falkland. (more…)
1ª Convocatória ERA-NET BiodivRestore
1ª Convocatória ERA-NET BiodivRestore
DATE: 22 October, 2020 | TIME: 1:03
  Informa-se que o programa BiodivRestore ERA-NET COFUND (Promoting & implementing joint programming to reinforce transnational research for the conservation and restoration of degraded ecosystems and their biodiversity, including a focus on aquatic systems) promove o primeiro concurso cofinanciado, no qual 27 países membros irão financiar projetos de investigação transnacional num valor aproximado de 20M€. Com este financiamento pretende-se apoiar a investigação em conservação e recuperação de ecossistemas degradados e da sua biodiversidade, com um foco particular em sistemas aquáticos, promovendo a integração das ciências naturais, das ciências sociais e humanas, e dos respetivos stakeholders em projetos de investigação. (more…)
Governo dos Açores investiu mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação científica
Governo dos Açores investiu mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação científica
DATE: 22 July, 2020 | TIME: 15:02
O Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Ponta Delgada, o investimento em formação avançada e na contratação de recursos humanos qualificados por parte do Governo dos Açores, que totalizou, desde o início da legislatura, mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação. Gui Menezes, que falava durante a sessão de apresentação dos três projetos de investigação das Bolsas Fulbright, frisou que está a decorrer um concurso para atribuição de 10 bolsas de doutoramento, num investimento superior a 722 mil euros. (more…)
Programa de Bolsas Fulbright é aposta ganha pelo Governo dos Açores, afirma Gui Menezes
Programa de Bolsas Fulbright é aposta ganha pelo Governo dos Açores, afirma Gui Menezes
DATE: 22 July, 2020 | TIME: 14:54
O Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o programa de bolsas lançado pelo Governo dos Açores em parceria com a Comissão Fulbright é “uma aposta ganha”, considerando que houve jovens investigadores açorianos interessados em participar. Gui Menezes falava na sessão de apresentação dos três projetos de bolsas de investigação selecionados no âmbito deste programa, criado no final do ano passado através de um protocolo entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright. (more…)
O Governo dos Açores anuncia o lançamento da plataforma do projeto FORWARD para promover o Ecossistema de Investigação e Inovação das Regiões Ultraperiféricas.
O Governo dos Açores anuncia o lançamento da plataforma do projeto FORWARD para promover o Ecossistema de Investigação e Inovação das Regiões Ultraperiféricas.
DATE: 9 July, 2020 | TIME: 15:07
O projeto Europeu FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da EU, no qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) é parceiro, lança uma plataforma do projeto com o objetivo de aumentar visibilidade do ecossistema de Investigação e Inovação (I&I) das Regiões Ultraperiféricas (RUP), disponível através do seguinte endereço: https://forward-h2020.eu/. Esta ferramenta, que pretende fomentar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e iniciativas desenvolvidas nas noves Regiões Ultraperiféricas da Europa, confere ser um marco importante do FORWARD no esforço de integrar as RUP no Espaço Europeu da Investigação & Inovação e reforçar o acesso destas Regiões ao Programa-Quadro Horizonte 2020 (2014-2020), tendo em vista o reforço das capacidades para aceder ao próximo Programa-quadro, Horizonte Europa (2021-2027). (more…)