Projetos

Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio do Governo Regional dos Açores 

O protocolo de cooperação entre o Governo Regional dos Açores através do FRCT, com a Comissão Fulbright visa promover um programa conjunto de atribuição de bolsas com o apoio do FRCT. Este protocolo vem de encontro às politicas regionais estabelecidas para a Ciência e Tecnologia na RAA, que tem como linhas de atuação, entre outras, a promoção da internacionalização da investigação, divulgação dos projetos e trabalhos científicos, fomentar a participação dos açorianos em projetos de excelência, incentivar a realização de eventos de renome internacional nos Açores e captar investimento internacional permitindo integrar a região no panorama científico mundial, contribuindo para a fixação de recursos humanos altamente qualificados, para a captação de outros em áreas em que a região é deficitária, para a criação de empresas e de emprego, para a interação entre universidades e a sociedade e, consequentemente, o desenvolvimento integral dos Açores.

O protocolo de cooperação GRA/Comissão Fulbright tem como objetivo estratégico a qualificação do capital humano para a sociedade do conhecimento e também a cooperação e criação de parcerias em ID&I. Objetivos estes, que se enquadram nos eixos do Sistema de Incentivos PRO-SCIENTIA.

O protocolo de cooperação consiste na promoção dos seguintes programas conjunto de bolsas:

I-Bolsa Fulbright/GRA para Investigação para investigadores pré-doutoramento alunos de doutoramento ou mestres ou licenciados de nacionalidade portuguesa e residentes nos Açores. 

Candidaturas abertas até 31 de janeiro 2020

 

An integrative approach to evaluate the impact of nature touristic trails on biodiversity
Estado: EM CURSO

Para a História dos Açores como destino turístico. Ideias, projectos e concretizações, na Ilha de S. Miguel, entre 1880 e a década de 1940
Estado: EM CURSO

Desenvolvimento de ferramentas para a biomonitorização da qualidade do ar: ao encontro da sustentabilidade do ambiente natural Açoriano.
Estado: EM CURSO

O Último Estádio Interglacial (MIS 5e) nos arquipélagos dos Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde – utilização do conhecimento científico para produzir conteúdos turísticos de qualidade
Estado: EM CURSO