Projetos

 

AVISO: Prazo extendido até 31 de dezembro de 2018

 

Encontram-se abertas, até dia 31 de dezembro de 2018 as candidaturas para atribuição de bolsas de pós doutoramento em contexto empresarial no âmbito do programa PRO-SCIENTIA, Eixo” Qualificar”, Ação 3.1 “Apoiar a formação avançada”.

Estas bolsas apresentam-se como uma excelente oportunidade para estimular e promover a investigação aplicada em contexto empresarial, premiando, ao nível do financiamento, projetos geradores de dinâmicas de transferência de conhecimento que possibilitem e fomentem a integração de ciclos de análise-desenvolvimento ou de investigação-ação.

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia visa, através deste concurso, promover a cultura de inovação que se pretende que seja transversal à universidade, às empresas e à sociedade em geral, assente na transferência do conhecimento e da tecnologia e na promoção de áreas de valor acrescentado, de forma a dotar a nossa Região dos instrumentos necessários ao seu pleno desenvolvimento.

O FRCT tem a certeza que a atribuição de bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial contribuirá para o desenvolvimento de atividades de investigação aplicada e/ou desenvolvimento experimental, que conduzam à criação de novos produtos, processos, sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.

Num contexto mais abrangente, o apoio à atribuição de bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial responde aos desafios constantes do Programa do Governo dos Açores, para a área da inovação empresarial, onde se destaca a necessidade da promoção de uma economia baseada no conhecimento e na inovação, através do reforço da interligação e das sinergias entre as empresas regionais, os centros de I&D e o ensino superior, com o intuito de alargar as capacidades instaladas em investigação e inovação (I&I).

Todas as informações sobre o aviso de abertura, regulamento de atribuição, critérios de seriação e constituição do júri em https://idia.azores.gov.pt/.